fbpx Professor Hermenegildo Fernandes é o novo Diretor da FLUL para o quadriénio 2024/2028 | ULisboa

Share Professor Hermenegildo Fernandes é o novo Diretor da FLUL para o quadriénio 2024/2028

O Professor Hermenegildo Fernandes tomou posse esta quinta-feira, dia 8 de fevereiro, como novo Diretor da Faculdade de Letras, numa cerimónia presidida pelo Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Doutor Luís Ferreira.

A cerimónia pública decorreu na sala D. Pedro V e contou também com a presença do Diretor que cessou funções, o Professor Doutor Miguel Tamen.

Na cerimónia estiveram presentes convidados, professores, alunos e técnicos e administrativos da Faculdade de Letras.

No seu discurso de tomada de posse, o Professor Hermenegildo Fernandes reforçou a ideia de um mandato focado em quatro pilares fundamentais – Edifícios, Ensino, Investigação e Serviços – com a promessa de uma reação musculada aos desafios e de “muito trabalho coletivo com toda a comunidade académica”, terminando a sua intervenção com a citação de André de Resende (1539) inscrita na Alameda da Universidade: “Que a Universidade de Lisboa seja tão importante no Mundo como em Lisboa”.

A sessão foi encerrada com as breves palavras do Reitor da Universidade de Lisboa que agradeceu à equipa cessante, notando a relação sempre cordial e colaborativa – “não podíamos ter trabalhado melhor”. Ao Diretor agora em funções, reitera toda a disponibilidade da Reitoria para ajudar no que for necessário, esperando que se cumpra o “proposto no programa e que o faça com toda a comunidade, tanto da Faculdade de Letras, como das Escolas da Universidade de Lisboa”.

Professor Catedrático desde 2022, com uma carreira de docência nesta mesma instituição, desde 1987, a que soma o papel de Diretor do Centro de História durante 7 anos e Diretor da Área de História ao longo de 4, Hermenegildo Fernandes foi eleito Diretor da Faculdade de Letras em reunião do Conselho de Escola decorrida no dia 7 de fevereiro.

O Programa – Edifícios, Ensino, Investigação e Serviços

Com um programa dividido em quatro pilares que considera refletirem os princípios de representatividade e paridade entre todas as áreas, já seguidos pelas três últimas Direções, o novo Diretor apontou como “prioridade máxima e absoluta” a renovação do corpo docente, um trabalho que já foi iniciado, “mas que tem de ser acelerado” com o objetivo de diminuir a média etária dos docentes que considera “preocupantemente alta”.

Ensino e Investigação

Na área do Ensino, identifica ainda a necessidade de transformar o semestre de Verão numa Escola de Verão com oferta de Formação ao Longo da Vida, o que não só promoverá a fixação de recursos financeiros, como aproximará a Faculdade do mundo exterior. Esta aproximação é também um objetivo muito claro do Diretor, que vê como urgente a afirmação da Faculdade de Letras no espaço público. “Vivemos num mundo competitivo e não nos podemos esquecer disso”, pelo que a intervenção profissional na vida pública ou uma presença nas escolas mais ativa são identificados como fatores decisivos para dar um maior protagonismo à Faculdade de Letras.

Edifício Poente e a Renovação do Edifício Pardal

Recebendo esta Direção o projeto de construção do Edifício Poente, que ocupará o lugar do “Pavilhão Novo”, numa fase muito avançada, assume como principal desafio encontrar a dinâmica perfeita com o Edifício Pardal, organizando-os de forma a que “funcionem como um só”. Este crescimento físico da Faculdade, que centralizará os Centros de Investigação no Edifício Poente, irá também permitir devolver a Biblioteca à Biblioteca – “a joia da coroa da Faculdade” –, desbloqueando as salas agora ocupadas pelos Centros, para, por exemplo, “continuar a política de integração de espólios que anteriores Diretores da Faculdade de Letras justamente apoiaram”.

Mas não esquece que o edifício principal ainda será a única opção por alguns anos, sendo necessário um cuidado na sua manutenção, tendo em vista ao conforto visual, acústico e climático: “somos uns privilegiados por habitarmos um edifício que é Monumento Nacional, (assim classificado desde junho de 2023), e vamos fazer o possível para assegurar esta renovação e acelerá-la”.

Organização dos Serviços

Sobre a necessidade de reconfigurar o atual organograma, o responsável acredita que é necessário “clarificar a estrutura e perceber se a proliferação de opiniões dos últimos anos é o que faz sentido”, crendo que “é possível uma racionalização, talvez unindo o que se separou”. Adequar o Portal Académico EduFenix da Faculdade de Letras às exigências da realidade da Faculdade e a desmaterialização e desburocratização de processos estão também na lista de preocupações do novo Diretor, assim como a aproximação dos serviços da comunidade académica. A adequação dos horários dos serviços às necessidades existentes ou a abertura dos Serviços aos Docentes, em particular aqueles vitais para a sua actividade quotidiana (…), removendo ou neutralizando obstáculos físicos criados para os segregar” são alguns dos exemplos apontados. Contudo, o responsável garante que “qualquer medida tomada nos Serviços não será precipitada. Será previamente definida depois de um exame ao real funcionamento da Escola e acertada com a Direção e o Diretor Executivo”.

Fonte: Faculdade de Letras

NOTÍCIAS DA ULISBOA