fbpx Noite Europeia dos Investigadores aproxima ciência de mais de 4000 cidadãos | ULisboa

Noite Europeia dos Investigadores aproxima ciência de mais de 4000 cidadãos

Share Noite Europeia dos Investigadores aproxima ciência de mais de 4000 cidadãos

Pelo 10.º ano consecutivo, a Universidade de Lisboa abriu as portas à Noite Europeia dos Investigadores.

Foram cerca de 4100 pessoas que no passado dia 30 de setembro participaram nas atividades que decorreram entre o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) e o Jardim do Príncipe Real.

Das 17h às 00h mais de 500 investigadores, de 88 Unidades de Investigação, promoveram 162 atividades que mostraram ao público as mais recentes investigações científicas relacionadas com o tema “Ciência para todos – sustentabilidade e inclusão”.

Nesta edição da Noite Europeia dos Investigadores, os visitantes foram convidados a participar em atividades que mostram os resultados de projetos de investigação científica das mais diversas áreas. Puderam ainda conhecer um carro de corrida totalmente elétrico; explorar a tecnologia de ponta em robótica; participar num Escape Room, no Laboratorio Chimico; ver astros através de telescópios; aprender a fazer bioplásticos sustentáveis; participar na visita ao Banco de Sementes A.L. Belo Correia e descobrir qual a sua importância na preservação da biodiversidade, entre muitas outras atividades. O programa incluiu ainda algumas iniciativas culturais como magia matemática, música clássica e danças tradicionais, garantindo uma noite de muita animação.

O evento deste ano contou com a presença da Secretária de Estado para da Inclusão, Dra. Ana Sofia Nunes. Na sessão de abertura estiveram também representados os parceiros do consórcio em Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril e Câmara Municipal de Lisboa), inaugurando o evento no MUHNAC e no Príncipe Real.

A Noite Europeia dos Investigadores regressa em 2024 com um novo tema para promover uma das maiores festas de ciência em Portugal!

Fotografia: Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC)