A segunda edição das Jornadas Pedagógicas da Universidade de Lisboa teve lugar no dia 28 de novembro de 2023 sob o tema “Os desafios da docência no Ensino Superior – a importância da relação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem”.
Jornadas Pedagógicas da ULisboa 2023 - Desafios da Docência no Ensino Superior
As Jornadas Pedagógicas da Universidade de Lisboa iniciaram-se com a palestra Promover aprendizagens significativas - o grande desafio, apresentada por Patrícia Rosado Pinto, que foi Pró-Reitora da Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora da sua Escola Doutoral - NOVA Doctoral School. O público foi convidado a refletir sobre aquilo que hoje em dia é pedido a um docente do Ensino Superior e sobre os desafios que o mesmo enfrenta quando pretende assegurar aos seus estudantes aprendizagens significativas.
Com enfoque na relação pedagógica no processo de Ensino-Aprendizagem, as Jornadas Pedagógicas trouxeram ao palco momentos de reflexão e partilha de experiências sobre diferentes realidades na Universidade, o local onde de excelência para a inclusão e a diversidade. Perceber como potenciar a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas específicas foi mote da primeira sessão. Já a segunda sessão versou sobre a importância da comunicação na relação pedagógica. Ao longo dessa sessão, foram partilhadas estratégias capazes de potenciar o envolvimento dos estudantes e consequentemente o seu sucesso académico.
As Jornadas encerraram com um conjunto de sessões paralelas onde os participantes foram chamados a debater outros temas de interesse e preocupação comuns. A questão da introversão na relação pedagógica, da utilização de ferramentas de Inteligência – artificial e não-artificial – assim como as questões inerentes inquéritos pedagógicos – oportunidades e constrangimentos – serviram de mote às sessões paralelas.
Ao longo do dia juntaram-se 185 participantes provenientes de diferentes escolas da ULisboa, mas também de outras instituições de ensino superior. O debate que incitou à partilha de experiências, preocupações e tentativas de resposta foi lançado por painéis de constituídos por docentes e investigadores, estudantes e técnicos que, um por um, pela sua área de investigação, pela sua área profissional ou pelo simples facto de ser aluno, deu um testemunho único e enriquecedor, contribuindo para o sucesso do evento.
Na sessão de encerramento foi mais uma vez sublinhada a importância da partilha de preocupações, experiências e soluções. Mais que uma ação de formação efetuada por especialistas nas diferentes áreas, o principal objetivo destas jornadas é o de dar voz a membros da comunidade académica para que possam concretizar essa partilha. Como foi referido, não se pretende que as Jornadas Pedagógicas forneçam respostas “fechadas” aos problemas avançados, mas sobretudo que abram caminhos para a discussão e potenciem o conhecimento e a partilha entre colegas de várias instituições. Como referiu, no final, um dos participantes: “Sublinho, com muita satisfação, que temos uma Universidade que é de todos e não a soma das partes”.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!