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Ensino

Jornadas Pedagógicas da ULisboa 2024 - Metodologias Ativas no Processo de Ensino-Aprendizagem

A terceira edição das Jornadas Pedagógicas da Universidade de Lisboa teve lugar no passado dia 18 de setembro de 2024. As Metodologias Ativas no Processo de Ensino-Aprendizagem foram o mote desta 3ª edição, abrindo espaço de discussão e reflexão em torno da inovação e modernização pedagógica no ensino superior e dos desafios que se levantam atualmente aos docentes e às instituições de ensino superior.

Pessoas em conferência
Ricardo Ascenção - FLUL

Pela mão do Vice-Reitor, Prof. Luís Castro, veio a palco a questão da promoção do sucesso académico e redução do abandono, tendo sido dado a conhecer à comunidade académica o que nesse sentido está a ser feito na Universidade de Lisboa. Neste contexto, foram apresentados o projeto de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior e o Projeto Centro de Excelência para a Inovação Pedagógica, cujo financiamento através do Programa Impulso Mais Digital do PRR, permite uma efetiva aposta não apenas na promoção do sucesso académico, mas também na inovação e modernização pedagógicas.

Neste seguimento, foi lançada a 2º edição do Programa ULTRA, uma das iniciativas propostas no âmbito do Projeto de Promoção do Sucesso Académico. Trata-se de um programa inovador, totalmente online e que surge com o objetivo de apoiar, ao longo de um semestre letivo, os docentes e investigadores da Universidade de Lisboa na estruturação e implementação de metodologias ativas. Alguns dos participantes da 1ª edição deram viva voz à sua experiência, partilhando o impacto extraordinário que a sua participação teve na atividade docente. 

Mas a sensibilização dos docentes e investigadores para a utilização de metodologias ativas e inovadoras, capazes de maximizar o envolvimento e o sucesso dos estudantes, não ficou pelos excelentes testemunhos que, um por um, se fizeram ouvir. As Jornadas trouxeram à Universidade de Lisboa  Rebecca Brent  (Presidente da Education Designs, Carolina do Norte) e Richard Felder  (Professor Emérito de Engenharia Química da Hoechst Celanese, NC State University), dois dos maiores especialistas em Active Learning. Numa lógica interativa, e criando proximidade com os participantes, Richard Felder e Rebecca Brent passaram em revista a estrutura básica da aprendizagem ativa, descreveram os erros mais comuns cometidos na sua implementação e sugeriram estratégias para um maior envolvimento dos estudantes em sala de aula.

As Jornadas contaram ainda com sessões paralelas, baseadas nas atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior. Foram verdadeiros momentos de partilha com a comunidade académica onde os responsáveis pelas diferentes atividades procuraram dar conta do que está a ser feito para promover a integração do estudante no Ensino Superior, a adoção de metodologias de ensino ativas e inovadoras e a utilização de ferramentas de gestão na deteção de situações de risco de abandono.

Destes momentos de partilha e discussão em torno das práticas pedagógicas e do seu impacto no sucesso do estudante surgiria naturalmente, como de resto surgiu, a grande questão: Como avaliar a componente pedagógica da carreira docente universitária e como ter em conta essa avaliação nos processos de avaliação e nos concursos para a carreira docente? Também a 3ª edição destas Jornadas procurou lançar o repto à discussão em torno deste aspeto tão sensível, promovendo uma mesa redonda que integrou docentes, investigadores na área e estudantes.

A iniciativa culminou com os workshops 'Flash Active Learning', 'Challenge Based Learning' e 'Inovação Pedagógica e Inteligência Artificial'. Dar a conhecer e, mais do que isso, dar a experimentar, foi também objetivo destas Jornadas. Através destes workshops, os participantes foram convidados a explorar a  implementação de metodologias ativas de uma forma simples, rápida e eficaz, de Challenge Based Learning em contexto académico e foram desafiados a perceber de que forma a Inteligência Artificial pode potenciar a aprendizagem no Ensino Superior

Ao longo do dia juntaram-se 468 participantes provenientes de diferentes Escolas da ULisboa, mas também de outras instituições de ensino superior. O debate que incitou à partilha de experiências, preocupações e tentativas de resposta foi lançado por painéis de constituídos por docentes e investigadores, estudantes e técnicos que, um por um, pela sua área de investigação, pela sua área profissional ou pelo simples facto de ser estudante, deu um testemunho único e enriquecedor, contribuindo para o sucesso do evento.

Na sessão de encerramento foi mais uma vez sublinhada a importância da partilha de preocupações, experiências, práticas e possíveis soluções. Se Como foi referido, não se pretende que as Jornadas Pedagógicas forneçam respostas “fechadas”, mas sobretudo que abram caminhos para a discussão e potenciem o conhecimento e a partilha entre toda a comunidade académica. Esse objetivo foi claramente cumprido.

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