fbpx Falecimento do Professor João Almeida Flor | ULisboa

Falecimento do Professor João Almeida Flor

Share Falecimento do Professor João Almeida Flor

A Faculdade de Letras e a Universidade de Lisboa vêm lamentar profundamente o falecimento do Professor João Almeida Flor, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras.

João Almeida Flor (1943 - 2024)

João Almeida Flor, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras, licenciou-se aí em Filologia Germânica, em 1965, tendo-se doutorado em Literatura Inglesa (1978) com uma tese sobre o tópico da máscara em Robert Browning, tópico, aliás, que o viria a acompanhar na lecionação, nomeadamente do seminário de Literatura Inglesa na primeira edição do curso de mestrado em Estudos Anglo-Americanos, na tradução de poetas ingleses e na sua produção ensaística. Recorda-se o prefácio à sua tradução de monólogos dramáticos de Browning, onde, de uma forma pioneira, abriu pistas de leitura para a poesia de Fernando Pessoa.

A sua entrega à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa foi uma constante. Presidiu o Conselho Científico da Escola e, a par de uma intensa atividade de orientação de teses e dissertações, através da qual cimentou uma tradição analítica e uma escola, foi impulsionador dos estudos de tradução na área da Anglística, onde deixou vasta e significativa obra que honra o espólio da Faculdade. O seu nome está ainda radicalmente ligado à criação da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos e do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa.

Membro de instituições científicas como a Academia das Ciências de Lisboa, a Academia Portuguesa da História, e a Sociedade de Geografia de Lisboa, cuja secção Luís de Camões integrava, apesar de aposentado continuou a manter uma intervenção regular, através da qual foi dando a conhecer a investigação que não deixou de prosseguir. Recorde-se a sua recente palestra “Hamlet na Serra Leoa”, proferida na Academia das Ciências.

A sua entrega ao ensino seria reconhecida pelas mais altas instâncias da nação quando, em 2015, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o condecorou com a Ordem da Instrução Pública.