fbpx Falecimento do poeta Nuno Júdice | ULisboa

Falecimento do poeta Nuno Júdice

Share Falecimento do poeta Nuno Júdice

A Universidade de Lisboa lamenta o falecimento do ensaísta, poeta, ficcionista e Professor Nuno Júdice, alumnus da ULisboa, licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras.

Nuno Júdice (1949 - 2024)

Ensaísta, poeta, ficcionista e Professor, Nuno Júdice, alumnus da ULisboa, formou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa.

Foi Professor Jubilado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em 1989, na área de Literaturas Românicas Comparadas, com uma tese sobre Literatura Medieval O Espaço do Conto no Texto Medieval (Vega, 1991).

O seu primeiro livro de poesia, “A Noção de Poema”, foi publicado em 1972, após o qual se seguiu a publicação de inúmeras obras de Poesia, Ficção e Ensaio.

Colaborou em ações de divulgação da cultura portuguesa no estrangeiro, comissariando a área de Literatura da Exposição Universal de Sevilha, em 1992, e a Feira do Livro de Frankfurt dedicada a Portugal em 1997. Organizou a Primeira Semana Europeia de Poesia quando Lisboa foi Capital Europeia da Cultura em 1994. Foi Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal e Diretor do Instituto Camões em Paris desde 1997 até fevereiro de 2004. Manteve uma atividade permanente de divulgação da cultura portuguesa, tendo acompanhado o processo que levou Portugal a ser o país tema no Salon du Livre de Paris em 2000.

Membro da redação da revista O Tempo e o Modo entre 1969 e 1974 e diretor, entre 1996 e 1999 da revista de poesia Tabacaria, da Casa Fernando Pessoa. Foi ainda curador para a área cultural da Fundação José Saramago, criada em 2008.

Em janeiro de 2009 assumiu as funções de diretor da revista Colóquio-Letras da Fundação Calouste Gulbenkian e, sob a sua direção, a revista retoma um ritmo regular com uma periodicidade quadrimestral.

Ao longo da carreira literária, Nuno Júdice foi distinguido com diversos prémios, entre os quais o Prémio Ibero-Americano Rainha Sofia em 2013, o Prémio Pen Clube e o Prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus.

Recebeu, em Portugal, o grau de Oficial da Ordem de Santiago e Espada e, em França, o de Officier des Arts et des Lettres.