fbpx Ciclo de Conferências “Provas e Conversas com Leguminosas” | ULisboa

Ciclo de Conferências “Provas e Conversas com Leguminosas”

8 de Março de 2016

Ciclo de Conferências “Provas e Conversas com Leguminosas”

Share Ciclo de Conferências “Provas e Conversas com Leguminosas”

Sob o lema “Sementes nutritivas para um futuro sustentável”, a ONU declarou o ano de 2016 como “Ano Internacional das Leguminosas”, com o objetivo de aumentar a consciência pública para os benefícios ambientais e nutricionais de alimentos como o feijão, grão-de-bico, ervilha, soja, lentilha, tremoço ou fava, que têm sido parte essencial das dietas humanas e alimentação animal, com forte implementação na cultura e na história de muitas populações. O Colégio F3 associa-se ao Ano Internacional das Leguminosas, através da organização de um conjunto de atividades distribuídas ao longo do ano, e que inclui um Ciclo de Conferências “Provas e Conversas com Leguminosas”.

O evento, em ambiente de tertúlia, consiste num debate moderado pelo coordenador da Escola que o acolhe, e dois participantes. Um dos participantes pertence também à Escola anfitriã e o “par” pertence a uma outra Escola do Colégio. Quando o anfitrião provém de uma Escola de Ciências Naturais, o outro interveniente pertencerá à área de Ciências Sociais, e vice-versa.

A assistência é convidada a lançar questões e fazer comentários. O debate deverá ter uma duração máxima de 45 minutos.

A sessão prossegue com uma prova de apontamentos gastronómicos inovadores, à base de leguminosas que são preparados no momento pela CookingLab. A preparação e a prova são acompanhadas com explicação sobre os fundamentos científicos do processo, mantendo-se o espírito de tertúlia.

Data: 14 de abril a 6 de dezembro de 2016
Hora: 17h00-19h00
Local: Escolas da ULisboa

tel.:
 +351 213 653 169
www.colegiof3.ulisboa.pt
facebook.com/colegiof3

A sessão encerra o Ciclo "Provas e Conversas com Leguminosas" e abordará a “Importância das Leguminosas na Produção de Pastagens e Forragens” no dia 6 de dezembro, pelas 17h00, na Sala A2.16 da Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) da Universidade de Lisboa.

Esta sessão vai juntar, em ambiente de tertúlia, David Gomes Crespo (Fertiprado, Sementes e Nutrientes, Lda.) e José Manuel Lima Santos (ISA). No debate, moderado por Carlos Fontes (FMV), os convidados serão desafiados a intercalar perspetivas das ciências naturais com matérias abordadas pelas ciências sociais, bem como conhecimento científico e de engenharias com conhecimento tácito e saberes locais contextualizados.

A sessão contará ainda com uma prova de apontamentos gastronómicos inovadores, à base de leguminosas, preparados pela Cooking.Lab em conjunto com alunos do Mestrado em Ciências Gastronómicas. A preparação e a prova serão acompanhadas de explicação sobre os fundamentos científicos dos processos, mantendo-se o espírito de tertúlia.

Entrada livre sujeita a inscrição

Cartaz

Esta sessão vai juntar, em ambiente de tertúlia Isabel Drummond Braga (FL) e Fernando Catarino (FC). O debate será moderado por Teresa Sousa Nunes (FL) que desafiará as ciências naturais a falar sobre matérias abordadas pelas ciências sociais e vice-versa.

A sessão contará com uma prova de apontamentos gastronómicos inovadores, à base de leguminosas, que serão preparados pela CookingLab em conjunto com alunos do Mestrado em Ciências Gastronómicas. A preparação e a prova serão acompanhadas de explicação sobre os fundamentos científicos do processo, mantendo-se o espírito de tertúlia.

Entrada livre, sujeita a inscrição.

Cartaz (PDF)

Esta sessão vai juntar, em ambiente de tertúlia, Catarina Prista (ISA) e Dulce Freire (ICS). O debate será moderado por António Monteiro (ISA) que desafiará as ciências naturais a falar sobre matérias abordadas pelas ciências sociais e vice-versa.

A sessão contará ainda com uma prova de apontamentos gastronómicos inovadores, à base de leguminosas, preparados pela CookingLab em conjunto com alunos do Mestrado em Ciências Gastronómicas. A preparação e a prova serão acompanhadas de explicação sobre os fundamentos científicos dos processos, mantendo-se o espírito de tertúlia.

Entrada livre, sujeita a inscrição.

Cartaz (PDF)

Esta sessão vai juntar, em ambiente de tertúlia, José António Pereirinha (Instituto Superior de Economia e Gestão) e Domingos Almeida (Instituto Superior de Agronomia). O debate será moderado por Amélia Branco (Instituto Superior de Economia e Gestão) que desafiará as ciências naturais a falar sobre matérias abordadas pelas ciências sociais e vice-versa.

Um cheirinho da ementa: favinhas e provas de "humus", com arte e um travo a ciência.