fbpx Projeto da Faculdade de Farmácia faz descoberta que pode levar à deteção precoce do Fígado Gordo | ULisboa

Projeto da Faculdade de Farmácia faz descoberta que pode levar à deteção precoce do Fígado Gordo

Rui Castro

Projeto da Faculdade de Farmácia faz descoberta que pode levar à deteção precoce do Fígado Gordo

Share Projeto da Faculdade de Farmácia faz descoberta que pode levar à deteção precoce do Fígado Gordo

A descoberta de biomarcadores que podem ajudar na deteção precoce da doença do fígado gordo foi feita pelo projeto de investigação 'Combater a obesidade e o fígado gordo' da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

O projeto liderado por Rui Castro, Investigador e Docente da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, venceu um prémio de investigação da Fundação la caixa em 2018.

No vídeo divulgado pela Fundação la caixa,  Rui Castro refere que “identificar que os micro-RNAs dentro das vesículas extracelulares libertadas pelos adipócitos podem atuar funcionalmente nas células do fígado e ter um efeito funcional” poderá ter sido a descoberta mais inovadora deste projeto, acrescentando que “isto representa uma nova forma de comunicação entre o tecido adiposo e o fígado da qual podemos tirar proveito em termos terapêuticos.” Estes micro-RNAs podem ser, assim, possíveis biomarcadores não só para o diagnóstico da doença, mas também para o seu acompanhamento. Sendo esta uma doença silenciosa, a descoberta de novos biomarcadores é muito importante.

A incidência da doença do fígado gordo associada à disfunção metabólica (MASLD) é de cerca de 30% em todo o mundo e está a crescer paralelamente ao aumento da obesidade e da diabetes tipo 2. As causas apontadas para este facto estão relacionadas com o aumento de consumo de alimentos com altos teores de gordura e com a diminuição da atividade física.

Fonte: Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa 

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER